Automação para agilizar atendimento é aposta da Muffato

Quinta maior rede de supermercados do Brasil,  o Grupo Muffato (cliente da RTC Brasil), instalado há 26 anos em Campo Mourão (PR), apostou na automação para oferecer maior conforto e agilizar o atendimento aos clientes como diferencial para reinauguração de suas instalações em Campo Mourão nesta sexta-feira (20).

Com investimento de R$ 20 milhões, a unidade local da rede passou por uma completa repaginação, incluindo ampliação da loja, nova climatização do espaço, construção de estacionamento com 400 vagas e a aposta na automação com a instalação de caixas de autoatendimento para reduzir as filas.

As senhas para a fila no açougue, que antes obrigavam o consumidor a esperar a chamada se seu número no local, poderá ser agora acompanhada por todo o espaço da loja através de vários monitores instalados. Com isso, o cliente poderá retirar a senha e circular por outras seções, acompanhando mesmo à distância sua vez na fila.

Autoatendimento

Quatro caixas com autoatendimento foram instalados na loja reinaugurada. O sistema já é utilizado em Campo Mourão em uma das lojas do Paraná Supermercados.

O sistema permite que o cliente entre no supermercado, escolha os produtos, passe as compras no caixa, pague no cartão e vai embora, sem qualquer necessidade de interação humana.

Nos caixas de autoatendimento, o sistema de leitura de código de barras é mais sensível que o dos caixas comuns. Os terminais são equipados com um sistema de balanças e câmeras que impedem que o cliente pague menos do que deveria.

Após serem registrados pelo próprio cliente, os produtos devem ser colocados nas sacolas, que ficam em cima de uma balança. Se um item é colocado na sacola sem ter sido cobrado, ou se ele simplesmente não for colocado, o caixa trava e, automaticamente, chama um operador para verificar a situação

Consumidor e concorrentes

Everton Muffato, diretor do grupo e filho do fundador da rede, Tito Muffato, morto em um acidente aéreo em 1996, esteve em Campo Mourão para a reinauguração da loja. Com visão macro na administração do grupo, ele disse que não houve uma pesquisa específica sobre os hábitos do consumidor mourãoense.

Seguindo o conceito global, Muffato diz que não há fazer adaptações com focos municipais ou mesmo regionais. “Buscamos entender e atender o consumidor como um todo. Há vários perfis de clientes e não é possível regionalizá-los, mas o cliente tem exigido novidade, aqui ou na capital do estado. Quer novas opções de proteínas e produtos que são comercializados nos EUA e Europa. Campo Mourão não fica atrás nesse sentido”.

 

Fonte: http://i44.com.br/noticias/2018/07/20/automacao-para-agilizar-atendimento-e-aposta-na-reinauguracao-do-muffato/