Como fazer uma gestão eficiente de estoque para uma loja de roupas?

O segmento de Moda está na moda. Ele é o líder do ecommerce brasileiro, detendo 30% das lojas virtuais no país, bem à frente de Casa e Decoração (13%) e Informática (12%). Esses são dados do 3a Pesquisa Nacional do Varejo Online, realizado pelo Sebrae em parceria com a com o Ecommerce Brasil.

O estudo também aponta que quase metade das lojas virtuais de moda também possuem loja física e que a gestão do estoque está entre as 5 maiores dificuldades apontadas pelos empresários do ramo.

Para fazer uma gestão de estoque eficiente, confira 4 dicas abaixo:

1. Tenha um software para o controle de estoque

Saber exatamente o que tem em estoque permite que você identifique quais itens merecem atenção imediata ou precisam ser repostos e também aqueles que vendem menos. Ao optar por uma solução informatizada para fazer isso, vai diminuir bastante os erros humanos de lançamento e criar um controle muito mais confiável e rígido de seu acervo de peças estocadas.

2. Realize contagens físicas de inventário

Ter um software de gestão de estoque não dispensa a necessidade de fazer uma conferência física e periódica dos itens em inventário. Cruzar isso com os dados do seu sistema informatizado será ótimo para garantir ainda mais precisão com o que está armazenado e evitar que você perca vendas.

3. Identifique o que tem mais saída e o que sai menos

Uma das grandes vantagens em usar o conjunto de informações de seu inventário será examinar, produto por produto, o que tem mais movimento e o que apresenta um fluxo menor de consumo entre seus clientes. Isso vai ajudá-lo a perceber as roupas que precisam ter abatimentos de preço para aumentar as vendas e o que deve ser substituído mais rápido. Isso é essencial para ter capital de giro e não deixar de oferecer o que os compradores procuram em sua loja.

4. Use recursos de identificação

Etiquetas eletrônicas e códigos de barras, entre outras soluções do tipo, vêm a calhar quando se pensa na velocidade de atendimento, no controle das mercadorias e também na boa experiência de compra do cliente. Esses métodos são extremamente convenientes também para impedir roubos e as perdas acidentais em seu inventário, além de possibilitar o acesso a informações em tempo real, permitindo que você tenha atualização contínua da gestão de seu estoque.

Quer saber mais como fazer a gestão do seu estoque? Então entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *