Varejo aposta em novas tecnologias de segurança para diminuir perdas

As perdas no varejo supermercadista no país em 2017 chegaram a R$ 6,4 bilhões, originárias principalmente de quebras operacionais (36%), furtos externos, erros de inventário (ambos com 15%) e furtos internos (10%).

Para minimizar as perdas, a cada ano surgem novas soluções em segurança que auxiliam na proteção de produtos, garantem a segurança da loja, além de facilitar a gestão e o controle das equipes operacionais e de vendas.

No topo do ranking das soluções mais utilizadas pelo varejo supermercadista está o CFTV, presente em 92,38% das lojas. Os alarmes de acesso vêm na sequência, com 84,47%, e coletor de dados para realização de inventário, com 79,44%. Os dados pertencem à 18ª Avaliação de Perdas da ABRAS.

Confira cinco dicas de equipamentos que integram a lista das soluções mais indicadas para o varejo nacional:

1 – Câmera sobre trilhos

A câmera sobre trilhos é uma das mais recentes novidades em CFTV no país. As principais características desse equipamento são a sensibilidade na captação das imagens e na rapidez de seu deslocamento. Outro detalhe importante é a sua discrição, adaptando-se bem à comunicação visual da loja.

2 – Cadeado eletrônico

É uma das soluções de sucesso que contribui muito para a ampliação das vendas de telefones celulares e aparelhos eletrônicos. O uso do cadeado eletrônico possibilita a interação do cliente com o produto, melhorando sua experiência de compra. Com a implantação dos cadeados as perdas nas redes varejistas são minimizadas, principalmente no que diz respeito aos furtos externos e roubos.

3 – Antenas com tecnologia MDG

O MDG (Metal Detector Gateway) é um acessório que pode ser implementado às antenas antifurtos, ajudando a identificar, antecipadamente, a entrada de pessoas com determinada quantidade de área metálica.

4 – Monitoramento no PDV

Uma das áreas mais sensíveis de uma unidade varejista, a frente de caixa merece atenção. O Gatecash, que atua integrado ao software de automação comercial da companhia, reúne imagens, vídeos e áudios produzidos no PDV, faz a contagem cruzada com o que foi efetivamente registrado, gerando alertas em tempo real no caso de inconformidades, que podem ser causadas por erros de procedimento ou fraudes cometidas por funcionários.

5 – Cofre inteligente

O cofre inteligente contabiliza aos varejistas uma série de benefícios, como ganhos de segurança, eficiência e controle nas operações de gestão de numerário. Além disso, reduz custos com todos os processos e mão de obra envolvidos nas conciliações de venda em dinheiro, fechamento de caixa, recolha de transporte de valores e depósito no banco.

Fonte: https://ecommercenews.com.br/noticias/dicas/tecnologias-essenciais-para-o-varejo-combater-perdas/